Aproximar a população dos serviços oferecidos pela Prefeitura de Aracaju tem sido uma das prioridades da atual gestão. Com esse objetivo, uma parceria entre as secretarias da Saúde (SMS) e da Assistência Social promoveu durante toda esta quinta-feira, 21, a primeira edição do projeto Cras Presente. O Centro de Referência de Assistência Social Madre Tereza de Calcutá, que fica localizado no bairro Jabotiana, levou toda sua equipe para a Unidade de Saúde da Família (USF) Dr. Max Carvalho, no Ponto Novo, para um dia cheio de atividades voltadas à população mais carente da região.
Os serviços ofertados foram os de atendimento psicossocial, impressão de carteira de idoso, atendimento do Cadastro Único, oficinas socioeducativas, inscrição de jovens para encaminhamento para o mercado de trabalho, entre outros.
A coordenadora do Cras, Karine de Oliveira, explicou que essa é uma tentativa de levar os serviços oferecidos pelo Centro a toda a população assistida no território, independentemente da classe social. “Percebemos que temos um território atípico, onde existem bairros de classe média, de classe média alta e focos de vulnerabilidade social. Estamos procurando esses parceiros na intersetorialidade para poder trazer o atendimento do Cras aos locais mais distantes, pois essas pessoas que são vulneráveis acabam não chegando até nós por causa da distância”, disse.
Um dos serviços mais procurados foi o atendimento do Cadastro Único. Foi isso que Scarlet Cristiane, de 22 anos, procurou durante o período da manhã. “Tenho dois filhos e ainda não tinha conseguido me cadastrar. O agente de saúde foi até minha casa e me avisou que hoje teria esse evento e facilitou muito”, explicou.
Outra que também aproveitou a oportunidade para tratar sobre o Cadastro Único foi Fabiana Muniz. “Quando realizei meu cadastramento ainda estava casada, agora que me separei, tenho que renovar. Aqui me explicaram como eu tinha que proceder”, destacou.
Dona Maria Evangelista, de 73 anos, aproveitou a oportunidade para renovar a carteira do idoso, que foram impressas durante a ação. “A agente de saúde me convidou para vir hoje fazer a renovação porque minha carteirinha venceu em 2015. Está sendo bom porque aqui não estou enfrentando fila”, apontou.
Quem foi até a USF também pode assistir palestras sobre saúde mental e Setembro Amarelo, que fala sobre a prevenção de suicídios, e sobre os serviços oferecidos pelo Cras.
A assistente social da USF, Meire Nadja, comemorou a parceria. “É muito importante esse apoio que estamos recebendo. Por causa da distância da sede do Cras, muitas pessoas não procuram, como, por exemplo, os idosos que atendemos aqui. E hoje, com os serviços sendo oferecidos mais próximo a eles, a comunidade está comparecendo e sendo atendida”, afirmou.
Esta foi a primeira edição do Cras Presente, que serviu como um piloto para que possam acontecer outras edições. “Nosso objetivo é aproximar a população dos serviços que oferecemos, que as pessoas vejam o Cras realmente como uma referência e que procurem os serviços. Com essa edição, estamos sentindo como o projeto está se adequando aos espaços e podemos complementar para melhorar nossa territorialidade”, ressaltou Karine.